domingo, 23 de agosto de 2009

Suposto samba

Escutar samba me faz querer praia, novo amor, Cazuza e o balanço de uma rede.
Me escuto cantarolando e quero uma tarde de domingo só pra mim, só pra satisfazer meu desejo supostamente perpétuo de tocar violão,
entender um pouco mais os mecanismos da saudade,
conviver com as marés sentimentais aqui dese cerrado de incertezas.

Escutar samba me faz querer sol e sal,
deitar na areia da praia da quietude que é própria de quem se basta,
e se quer, assim mesmo, do jeitinho que é.
Aceitar-se e sorrir é preciso.

Essa cadência melancólica põe no liquidificador os sentimentos que ainda vivem aqui,
e quase alcança os futuros.
Tudo assim, com a delicadeza do 'monstro de delicadeza' de Vinícius...
Com a sutiliza das palavras ditas devargazinho,
como quem quer imitar as ondas do mar,
como quem quer naufragar esse barco cheio de porquês e textos mal escritos.

Essas palavras me calam. Posso quase me ver por fora, melancolicamente construída.
Constantemente exagerada.
Talvez o exagero sentimental desse samba me faça sentir quem eu sou, afinal.
Não é bem um rótulo,
mas esse 'samba-saudade' altera o jeito de sentir essa falta.


(Já dizia o orkut: Música boa, sem rótulos)

Perdi muito tempo escolhendo e perdendo.

2 comentários:

  1. ''É melhor a gente sofrer de amor do que não ter nenhum.''

    ResponderExcluir
  2. essas musicas que nos fazem sentir estranhamente felizes na tristeza...

    ResponderExcluir